Ver significa olhar e compreender, interpretar. Cada um vê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os olhos estão.
Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém vê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz sempre da observação um aprendizado.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.
Sendo assim, ninguém está errado, ninguém está sempre certo, cada um em seu mundo, expressa o que vive, e sabendo isso, respeitaremos mais, amaremos mais os outros e, aprenderemos do nosso modo, modificar, quem sabe, o mundo do outro, para melhor, sempre.
Texto modificado
Fonte: A águia e a Galinha – Leonardo Boff
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirInteressante esse texto do Leonardo Boff. É curioso como nossa capacidade de interpretar e julgar os acontecimentos e pessoas a nossa volta são tão limitados e mesmo assim nem nos damos conta! Se pensássemos dessa forma talvez muitos problemas pudessem ser minimizados ou até evitados.
ResponderExcluirBeijos