"Sei meditar, sei jejuar, sei esperar (Hesse)

domingo, 21 de setembro de 2008

Nascidos em Bordéis



Nascidos em Bordéis (Born Into Brothels: Calcutta's Red Light Kids) é um documentário, ganhador do Oscar 2005(melhor documentário), um filme emocionante que permanece preso dentro da gente.

Ele trata do trabalho da fotógrafa Zana Briski, no Distrito da Luz Vermelha em Calcutá - India, que após realizar um trabalho com as prostitutas do local, decide dar aulas de fotografia para um grupo de crianças nascidas nesses bordéis. O forte apego emocinal, e a tentativa de proporcionar algo novo e benéfico na vidas dessas crianças, fez com ela se propusesse a conseguir escolas para essas crianças terem um futuro diferente deste já meio que premetitado: as meninas prostitutas, os meninos, trabalhos desumanos. Existe um forte preconceito contra essas crianças que já, notadamente por todos, tem um futuro esfacelado, e porque não dizer, um não futuro.



As falas das crianças são emocionantes. Elas já sabem o fardo que carregarão. E sabem o fardo que carregam. Mas mesmo assim, são crianças. Possuem olhar de criança.
Comparo a realidade dessas crianças indianas com as crianças que vemos todos os dias nas ruas à esmolar aqui em São Paulo e nos grandes centros urbanos.
Muitas vezes, o que falta é oportunidade, uma mão que dê um empurrãozinho, como a fotografa Zana, Tia Zana como eles chamam. Porém, o que vemos durante o documentário não é somente isso, outras forças agem sobre essas situações. Burocracia, a família (que se porta como uma não família).

Vale a pena assistir, e tirar as próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário